Destaques
SEJA NOSSO APOIADOR, CONTRIBUA COM O NOSSO TRABALHO.
recent

ECONOMIA: Saque de R$ 1.100 do PIS/Pasep foi antecipado; veja o novo calendário; confira

Uma nova antecipação no calendário de saque do abono salarial do PIS/Pasep, anunciada nesta sexta-feira (5), pode confundir. Na prática, o que o governo fez foi adiantar em um mês o cronograma do abono passado, referente ao ano de 2019, que já estava na reta final.


E o próximo abono, quando sai? Será antecipado também? Quem terá direito? Veja as principais perguntas e respostas abaixo. O governo antecipou para 11 de fevereiro o saque para os trabalhadores que ainda não haviam recebido o abono referente ao ano de 2019. São eles:

Empregados de empresa privada nascidos em maio e junho. funcionários públicos com inscrição de final 8 e 9 no Pasep. O calendário antigo previa que esses trabalhadores receberiam apenas em 17 de março. Com a antecipação, eles vão receber no mesmo dia que os aniversariantes de março e abril (PIS) e dos servidores com inscrição de final 7 e 8 (Pasep).

A resolução publicada na sexta (5) também define que os empregados de empresa privada com direito ao abono do PIS que são correntistas da Caixa receberão crédito em conta a partir de 9 de fevereiro. O mesmo acontecerá para os funcionários públicos com direito ao abono do Pasep que são correntistas do Banco do Brasil.

O abono que está sendo pago é para quem trabalhou com carteira assinada ou como funcionário público em 2019. Para ter direito, é preciso preencher todos os requisitos abaixo:

"Ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2019. Ter recebido, no máximo, dois salários mínimos por mês, em média. Estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos. É preciso que a empresa onde trabalhava tenha informado os dados corretamente ao governo".

O calendário do abono referente ao ano de 2019 começou em julho de 2020, pelos aniversariantes de julho e pelos servidores com número de inscrição terminado em zero.

Normalmente, o cronograma duraria 12 meses, seguindo o mês de nascimento para empregados da iniciativa privada (PIS) e o número de inscrição do Pasep para funcionários públicos. Com a última atualização, o calendário completo ficou assim:

EMPRESA PRIVADA: 

FUNCIONÁRIO PÚBLICO: 


Twitter: @Leitura_M

Twitter: @Leitura_M

Tecnologia do Blogger.