Destaques
SEJA NOSSO APOIADOR, CONTRIBUA COM O NOSSO TRABALHO.
recent

Macau e 46 municípios do RN vai receber cursos de capacitação

Uma solenidade no Centro de Convenções de Natal, na última terça-feira (19), marcou o lançamento oficial de cinco cursos de qualificação profissional e técnica ofertados pela Secretaria Estadual de Turismo (Setur), para 46 municípios potiguares.


Entre os municípios contemplados estiveram presentes na solenidade representações de Acari, Areia Branca, Assú, Baía Formosa, Baraúna, Barcelona, Brejinho, Ceará-Mirim, Cerro Corá, Currais Novos, Extremoz, Felipe Guerra, Florânia, Galinhos, Guamaré, Macau, São José do Campestre, Tibau do Sul e Touros.

“Um maior acesso à formação encaminha para uma maior profissionalização da atividade turística, e com isso naturalmente teremos maior qualidade nos produtos turísticos oferecidos no Estado. Esse é um ciclo virtuoso que toda gestão deve incentivar”, afirmou a governadora.

A partir de maio, serão realizados cursos de “técnicas para garçom”, “gestão de pequenos negócios em comércio e serviços”, “boas práticas no manejo de alimentos”, “instância de governança municipal” e “turismo de base comunitária”. Os recursos investidos na realização dos cursos somam quase R$ 1 milhão, e foram disponibilizados pelo projeto Governo Cidadão.

“A gente agradece ao governo do Rio Grande do Norte por levar essas formações para o litoral norte. Nossa cidade está recebendo o curso de 'técnicas para garçom', o que vai capacitar nossos trabalhadores a receber melhor o turista que vem do exterior e de todo o Brasil. A gente tem certeza que esses são cursos de qualidade e que os nossos jovens serão bem capacitados para garantir um atendimento de excelência para os turistas”, disse Renato de Doquinha, prefeito de São Miguel do Gostoso.

O Senac foi contratado para ministrar as capacitações. Ao todo serão ofertadas 1,5 mil vagas, em cursos com duração variável entre 16h e 80h. Essa é a segunda leva de cursos ofertados pela Setur. No ano passado, entre setembro e dezembro, uma série de cursos capacitou 332 pessoas em 24 cidades potiguares.

“Queremos com isso pavimentar o caminho para a regionalização do turismo potiguar, ampliando o impacto positivo dessa indústria na economia de todas as regiões do Estado”, analisa Aninha Costa.

Consultoria em turismo

Aproveitando a presença da governadora Fátima Bezerra, também foi assinada uma ordem de serviço para início de consultoria em turismo em três municípios potiguares: Touros, São Miguel do Gostoso e Pedra Grande. O projeto conduzido pela empresa de consultoria Turismo 360 vai realizar um diagnóstico das atividades e potenciais dessas localidades para desenvolvimento de novas experiências turísticas.

O projeto terá três fases, partindo de uma avaliação situacional dos produtos e atrativos turísticos das três cidades, passando pelo desenho de experiências turísticas sustentáveis e, ao final, também será realizado um seminário para transferências de resultados. A partir da assinatura da ordem de serviço, o estudo nos três municípios passa a ser desenvolvido.

“Tenho certeza que essa consultoria vai revelar novos potenciais nessas três cidades, ajudando na construção de novas experiências para o turista que escolhe o Rio Grande do Norte”, afirmou Fátima Bezerra.


Twitter: @Leitura_M

Twitter: @Leitura_M

Tecnologia do Blogger.