Destaques
SEJA NOSSO APOIADOR, CONTRIBUA COM O NOSSO TRABALHO.
recent

Lais/UFRN recomenda que pessoas sem 3ª dose de vacina só entrem em eventos com teste negativo para Covid

Diante da confirmação dos primeiros casos da variante ômicron do coronavírus no Estado, o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Lais/UFRN) emitiu uma nova recomendação para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, com ampliação das medidas de segurança.


Em relatório publicado na última sexta-feira (7), o Lais/UFRN defende que eventos de massa públicos ou privados exijam dos participantes não apenas o comprovante de vacinação contra a Covid-19, mas também um teste negativo de Covid para os que não receberam ainda a dose de reforço e estão, portanto, com o ciclo vacinal incompleto (3ª dose).

Esse teste, pela recomendação do Lais, pode ser do tipo RT-PCR (realizado até 72 horas antes) ou de antígeno (até 48 horas antes). Os dois são do tipo swab, com coleta de secreção nasal.

Atualmente, a entrada em eventos exige apenas o comprovante de vacinação: das duas doses ou apenas da 1ª dose desde que a 2ª não esteja atrasada.
É fundamental que as autoridades públicas, bem como as empresas/instituições responsáveis pela organização destes eventos, garantam a rigorosa fiscalização e implementação destes critérios. A testagem associada à vacinação completa deve ser exigida para eventos de massa até que o RN consiga atingir no mínimo 80% de sua população adulta com a D3”, afirmam os pesquisadores do Lais/UFRN.

Os pesquisadores também sugerem que seja retomado o monitoramento constante da taxa de ocupação de leitos no Rio Grande do Norte. A orientação do Lais é que, caso o Estado tenha mais de 60% dos leitos de UTI ocupados, num cenário com 250 leitos disponíveis, nenhum evento de massa seja autorizado.

Com informações Portal 98 FM
Twitter: @Leitura_M

Twitter: @Leitura_M

Tecnologia do Blogger.