Destaques
SEJA NOSSO APOIADOR, CONTRIBUA COM O NOSSO TRABALHO.
recent

Estudantes do IFRN conquistam medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Geografia e Ciências da Terra

Organizada pela Universidade Federal de Alfenas, a Olimpíada Brasileira de Geografia e Ciências da Terra de 2021 (OBG) chegou à sua fase final. A competição é dividida em duas olimpíadas que acontecem simultaneamente e se complementam: a Olimpíada Brasileira de Geografia e a Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra.


A equipe Andrômeda do Campus Mossoró do IFRN foi medalhista de ouro da etapa final da Olimpíada, sendo a campeã do estado do Rio Grande do Norte. A aluna do segundo ano do curso de Edificações, Anny Vitória, integrante da equipe, contou que sempre teve interesse em participar de uma olimpíada de uma matéria de humanas, pois são mais dinâmicas que as de exatas, e por isso se prontificou quando o professor José Avelino apresentou a Olimpíada. Para a estudante, além de gratificante, também foi divertido participar: “Eu não esperava que seria tão divertido quanto foi. A gente se divertia muito nas reuniões para resolver as questões”, comentou Anny.

Fases da Olimpíada

A OGB está em sua sexta edição e, neste ano, todas as quatro fases foram on-line, devido à pandemia de Covid-19. Na etapa estadual, correspondente às fases um a três, 29 equipes distribuídas pelos campi Apodi, Lajes, Mossoró, Natal-Central, Parelhas, Parnamirim, Pau dos Ferros e São Gonçalo do Amarante conquistaram medalhas na Olimpíada, sendo: sete ouros; dez pratas; e doze bronzes.

Como resultado das três primeiras fases, havia a classificação de uma escola por estado. Após a pandemia, houve uma mudança e duas escolas foram classificadas: uma equipe de escola pública e uma de escola particular. A equipe “Andrômeda” do Campus Mossoró do IFRN foi a classificada na categoria “escola pública”. A última fase teve a duração de um mês e, remotamente, as equipes receberam questões para resolver e um projeto para criar. Para participar, todos os alunos montaram equipes com três alunos e um professor orientador.

Objetivos e organização

O objetivo da Olimpíada é apresentar como os fenômenos geográficos e geocientíficos estão interligados, propondo uma nova maneira de aprender geografia. Os estudantes devem mostrar a capacidade de interpretação conjunta dos fenômenos para quebrar a barreira que divide as geografias física e humana.

A Comissão Organizadora da OGB é formada por uma equipe voluntária de professores de várias instituições brasileiras, estando a Coordenação Geral sob a responsabilidade do professor Clibson Alves dos Santos, do Instituto de Ciências da Natureza (Unifal-MG) e dos docentes Raul Reis Amorim, do Instituto de Geociências (Unicamp); Pedro Maciel de Paula Garcia, da Faculdade de Geociências (UFTM); e Márcio Abondanza Vitiello, do Instituto de Ciências da Natureza (Unifal-MG).


Twitter: @Leitura_M

Twitter: @Leitura_M

Tecnologia do Blogger.