Destaques
SEJA NOSSO APOIADOR, CONTRIBUA COM O NOSSO TRABALHO.
recent

SEMTHAS: Servidores da Secretaria de Assistência Social participam de capacitação e treinamento do SUAS

Na manhã desta segunda-feira (4) os trabalhadores da secretária de assistência social participaram do treinamento de capacitação do SUAS, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Macau através da Secretaria de Assistência Social, que se empenhou para a realização dessa formação, que deixará toda rede capacitada para servir com excelência o seu papel. 


Com a palestra ministrada por Danilo Bezerra, o momento contou com reflexões e debates sobre os eixos do SUAS, incluindo a importância no desenvolvimento e interesses pelas políticas publicas ofertadas nos equipamentos.

O que é o SUAS e como se organiza?

O Sistema Único de Assistência Social (Suas) é um sistema público que organiza os serviços de assistência social no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e os recursos dos três níveis de governo, isto é, municípios, estados e a União, para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais.

O Suas organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros.

Qual a oferta do SUAS?

No Suas também há a oferta de Benefícios Assistenciais, prestados a públicos específicos de forma integrada aos serviços, contribuindo para a superação de situações de vulnerabilidade. O Suas também gerencia a vinculação de entidades e organizações de assistência social ao Sistema, mantendo atualizado o Cadastro Nacional de Entidades e Organizações de Assistência Social (CNEAS) e concedendo certificação a entidades beneficentes.


Twitter: @Leitura_M

Twitter: @Leitura_M

Tecnologia do Blogger.