Destaques
SEJA NOSSO APOIADOR, CONTRIBUA COM O NOSSO TRABALHO.
recent

AGOSTO LILÁS: Dando continuidade ao ciclo de palestras sobre o combate a violência contra a mulher, CRAS de Macau relatava a violência psicológica

Dando continuidade nesta quinta-feira (19) no equipamento do CRAS Macau com a coordenação de Ana Alice Menezes (coordenadora do CRAS) e Joelma de Almeida (coordenadora de políticas públicas para mulheres) através da secretária de assistência social (Kelly Teodósio - Secretária), houve mais uma palestra onde relatava sobre a importancia do combate a violencia psicologica. 


 A Lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, publicada em 7/8/2006, traz em seu texto diversas formas de violência que podem ser praticadas contra a mulher. Uma das formas é a violência psicológica, que também pode ser chamada de “agressão emocional”. O texto legal a descreve como sendo condutas que causem danos emocionais em geral ou atitudes que tenham objetivo de limitar ou controlar suas ações e comportamentos, através de ameaças, constrangimentos, humilhações, chantagens e outras ações que lhes causem prejuízos à saúde psicológica.


Trata-se de uma forma de violência de difícil identificação, pois o dano não é físico ou material. Muitas vítimas não se dão conta de que estão sofrendo danos emocionais. Por exemplo, podem caracterizar violência psicológica atos de humilhação, desvalorização moral ou deboche público, assim como atitudes que abalam a auto-estima da vítima e podem desencadear diversos tipos de doenças, tais como depressão, distúrbios de cunho nervoso, transtornos psicológicos, entre outras. 

A palestra de hoje ficou com Ricardo Pereira (Psicologo do CREAS), onde além de alertar sobre os principais riscos e como se prevenir deles, na oportunidade manteve um momento de descontração com a temáticas envolvendo o público com o tema através de apresentações. Logo após houve entrega de kits e coffee break. 
































Twitter: @Leitura_M

Twitter: @Leitura_M

Tecnologia do Blogger.