Destaques
SEJA NOSSO APOIADOR, CONTRIBUA COM O NOSSO TRABALHO.
recent

RN confirma 1º caso de "fungo negro" que pode mutilar seios da face; confira

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) confirmou o primeiro caso de infecção por mucormicose em um paciente que teve a Covid-19 no Rio Grande do Norte. A informação foi confirmada nesta segunda (7) ao portal G1. A mucormicose (fungo negro) tem cura, mas sua letalidade gira em torno de 50%.


A paciente é uma mulher de 42 anos, de Natal, que fez uma biópsia que confirmou a ocorrência do fungo. Ela encontra-se em tratamento em casa.

"A equipe de vigilância da Sesap está acompanhando o quadro, avaliando os exames, o histórico de movimentações da paciente e sua situação clínica atual", informou a Sesap em nota.

Um surto de mucormicose entre pacientes de Covid-19 na Índia registrado nas últimas semanas tem chamado a atenção do mundo. Causada por fungos da ordem Mucorales, a doença pode acometer os pulmões e mutilar os seios da face.

Sobre o fungo

A mucormicose, infecção causada pelo chamado "fungo negro", atinge pacientes em tratamento da covid-19 porque o uso de medicamentos para a doença abala a imunidade.

Muitos casos registrados na Índia, e um caso brasileiro, ocorreram em pacientes com covid e que tinham diabetes que usaram doses altas de corticoesteróides.



Twitter: @Leitura_M

Twitter: @Leitura_M

Tecnologia do Blogger.