Destaques
SEJA NOSSO APOIADOR, CONTRIBUA COM O NOSSO TRABALHO.
recent

Sesap esclarece sobre uso das doses das vacinas contra covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) emitiu uma nota, nesta segunda-feira (12), a fim de esclarecer que, a cada remessa de vacinas contra a covid-19 que recebe do Ministério da Saúde (MS), notas técnicas são emitidas para orientar os municípios do estado potiguar quanto ao público deve ser utilizada aquelas determinadas doses da vacina, levando em consideração o cálculo estimativo da população do MS, as faixas de idade e os públicos prioritários.


“Assim, a cada remessa, o MS orienta quais públicos devem ser atendidos com as doses, o que é repassado pela Sesap aos municípios, apontando uma quantidade estimada para evitar a falta de imunizantes. Nessa lógica, a Nota Técnica nº10/2021 da SESAP, que acompanhou a distribuição de doses no dia 02 de abril, pontuou a necessidade do uso adequado das doses (D1 e D2) cada uma para a sua finalidade, e enfatizou a orientação dos municípios a não utilização das doses fora dos grupos estimados pois tal conduta poderia prejudicar a garantia do acesso aos públicos prioritários que ainda não tiveram acesso à primeira dose”, disse em nota.

Ainda segundo a Sesap, nessa mesma nota, a coordenação de Imunização também alertou e recomendou que fossem respeitados os prazos entre as doses 1 e 2 e o prazo máximo estabelecido para a dose 2, com vista em buscar uma maior eficácia da vacinação.

O anexo 2 dessa nota tratou da distribuição de doses (D2) por municípios para segunda dose referente a 7ª e 8ª remessa. Essas doses, por exemplo, tinham período e público certo para serem aplicadas. Após essa distribuição, o COSEMS e a FEMURN solicitaram à SESAP para não mais distribuir as D2 para os municípios e só as distribuir quando estivesse bem próximo de serem aplicadas.

Assim, ENFATIZA-SE que a SESAP AO RECEBER as doses do MS distribui AS DOSES PARA OS MUNICÍPIOS E CABE AOS MUNICÍPIOS GERENCIAR O SEU ESTOQUE.

Atualmente, de acordo com a Sesap, a reserva técnica da Coronavac é de 10.811 doses e da Oxford é de 2385 doses, que devem ser preservadas sob a tutela da Sesap para perdas técnicas como já explicado anteriormente ou para redistribuição com os grupos prioritários, se assim for decidido pela Câmara Técnica de Vacinas da CIB.

Assim, de acordo com a Nota Técnica nº10/2021 da Sesap, a secretaria destacou que foi avisado aos munícpiosque “não seria autorizado a retirada de reserva técnica para antecipação de doses, sendo necessário que os municípios aguardassem o recebimento de novas doses pelo MS, daí a importância do correto gerenciamento de estoque por parte dos municípios”.

Na nota, a Sesap ainda frisou que:
• OS MUNICÍPIOS DEVEM SEGUIR ESTRITAMENTE OS GRUPOS PRIORITÁRIOS DO PNI;
• OS MUNICIPIOS NÃO DEVEM USAR DOSES QUE ESTÃO SOB SUA RESPONSABILIDADE E QUE SÃO D2 PARA FAZER COMO D1, POIS ESSAS SÃO DOSES QUE JÁ ESTÃO RESERVADAS PARA PESSOAS QUE FIZERAM ANTERIORMENTE A VACINA E PRECISARÃO DESSA DOSE NO PERÍODO CORRETO.

No início da tarde desta segunda-feira (12), a Prefeitura de Natal informou que, por falta de doses suficientes, seria preciso suspender aplicação da segunda dose da CoronaVac contra a covid-19. A suspensão acontece por falta de vacinas, conforme informou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital potiguar em nota.
Twitter: @Leitura_M

Twitter: @Leitura_M

Tecnologia do Blogger.