Ouça nossa programação na Rádio Ativa Mais HD (MS) clique no play e aproveite o melhor do entretenimento em 24h de programação/ acompanhe nossas notícias em tempo real no Telegram.
Destaques
SEJA NOSSO APOIADOR, CONTRIBUA COM O NOSSO TRABALHO.
recent

POLÍTICA: Arthur Lira falará com Pacheco para tocar “pauta emergencial” e CMO

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse na tarde desta 3ª feira (2.fev.2021) que conversará com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), sobre uma “pauta emergencial” e instação da CMO (Comissão Mista de Orçamento).


Tanto Lira quanto Pacheco foram eleitos na 2ª feira (1º.fev.2021). Ambos são aliados políticos do presidente da República, Jair Bolsonaro. Pacheco e Lira devem se reunir nesta noite.

O novo presidente da Câmara falou a jornalistas depois de reunião com líderes de bancada para discutir quais partidos ocuparão quais cargos na Mesa Diretora da Câmara. A eleição será na 4ª feira (3.fev) às 10h.

“Iremos tratar com o presidente do Senado a respeito da pauta emergencial, das pautas que precisam andar. E principalmente também do dia que nós vamos instalar a CMO para que a gente possa tratar do Orçamento de 2021”, declarou Lira.

Ele não explicou quais são os projetos da “pauta emergencial“. Durante a campanha, o deputado pelo PP de Alagoas falou em aprovar a PEC (proposta de emenda à Constituição) Emergencial, que permite ao governo cortar gastos públicos. Também afirmou que pretende aprovar as reformas administrativa e tributária.

A Emergencial tramita no Senado. Na Câmara há projeto semelhante. As outras duas estão na Casa Baixa. A CMO é a comissão que analisa o Orçamento. O de 2021 ainda está pendente de análise. No ano passado houve um divergência sobre quem seria o presidente do colegiado, e o impasse foi até o fim dos trabalhos do Congresso.

Havia acerto para que Elmar Nascimento (DEM-BA), à época aliado de Rodrigo Maia (DEM-RJ), então presidente da Câmara, ficasse na presidência da comissão. Lira usou sua influência como líder do Centrão para tentar emplacar Flávia Arruda (PL-DF) no cargo.

A ideia do grupo político de Lira é instalar a CMO já nesta 4ª feira (3.fev.2021). Flávia Arruda deve mesmo presidir o colegiado segundo o deputado Marcelo Ramos (PL-AM). Ele será o novo 1º vice-presidente da Câmara e do Congresso pelo acordo entre partidos fechado na tarde desta 3ª feira.

A CMO terá duas versões neste ano. A presidida por Flávia Arruda analisará o Orçamento de 2021. Outra comissão, o de 2022 –mas esse colegiado não será instalado agora.
Twitter: @Leitura_M

Twitter: @Leitura_M


Tecnologia do Blogger.