Acesse nossa web rádio em parceria com a Ativa Mais HD (MS), clique no play abaixo e aproveite o melhor da nossa programação/ Visite a nossa pagina no facebook e confira videos e fotos dos principais momentos da cidade
Destaques
SEJA NOSSO APOIADOR, CONTRIBUA COM O NOSSO TRABALHO.
recent

RN tem 28,5 mil testes para covid-19 com validade até o fim do ano

O Rio Grande do Norte tem 28,5 mil testes RT-PCR para covid-19 que vencem até o final de dezembro deste ano. De acordo com Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap), é possível que esses testes não sejam utilizados antes do prazo de validade, visto que são de extração automatizada e "não se adequam aos kits de extração manual adquiridos pelo Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública)". 


A situação é a mesma que acontece em outros laboratórios do Brasil e, segundo a pasta, a Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB) do Ministério da Saúde (MS), disse que procura alternativas para a situação. 

De acordo com o Ministério da Saúde, o esperado é que ainda esta sejam entregues estudos sobre a viabilidade de estender a validade dos testes no país. 

Até agora, a Sesap afirma não ter o kit referente. "Os kits e equipamentos de extração automatizada que se adequam aos testes enviados pelo Ministério (da Saúde) e que foram prometidos não vieram", disse por meio de nota. 

Segundo a pasta, o kit de extração manual usado pelo Lacen agiliza a liberação do exame. "O Estado fez a aquisição desses kits de extração manual que permitiram durante esses últimos quatro meses que o Lacen liberasse os resultados em no máximo 24 horas", afirmou Derley Galvão, diretor do Lacen. 

A Secretaria de Estado da Saúde Pública diz que o Governo do RN e o Ministério da Saúde compraram material para realização dos testes e que esses insumos não estão em falta no estado. 

O órgão informou também que tem capacidade para analisar 1 mil testes de covid-19 diariamente, mas que a média de exames realizados por dia, está abaixo disso. 

Fonte: G1


COMPARTILHE:
Twitter: @Leitura_M

Twitter: @Leitura_M

Tecnologia do Blogger.