Destaques
SEJA NOSSO APOIADOR, CONTRIBUA COM O NOSSO TRABALHO.
recent

Sesap reforça o uso de máscara para diminuir propagação e gravidade da covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) reforça e orienta o povo norte-rio-grandense para o uso essencial e correto da máscara de proteção para evita ro contágio do novo coronavírus.


Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos e publicado pela New England Journal of Medicine, apontou o uso do objeto como eficaz na proteção contra a infecção.

Para ter uma ação eficaz e evitar a transmissão da covid-19, a máscara deve ser usada cobrindo o nariz e a boca. “Mascará não é adereço para o queixo! O Estudo publicado recentemente mostrou que mesmo quando a pessoa é contaminada usando a máscara, ela protege. E, caso desenvolva a doença, a pessoa terá um quadro mais leve ou assintomático”, esclarece o secretário estadual de saúde Cipriano Maia.

A pesquisa aponta que o uso de máscara de proteção contra o novo Coronavírus pode gerar uma resposta imunológica e reduzir a gravidade da doença nas pessoas, garantido que a maioria das infecções sejam assintomáticas.

As máscaras não impedem por completo a contaminação pelo vírus, porque é possível que gotículas ultrapassem a proteção, contudo numa quantidade menor, o que gera uma carga viral também menor, o que está ligado a quadros leves da doença. Segundo Cipriano, isso está sendo constatado por meio do teste sorológico (de imunidade), que mostra que as pessoas que estão usando a máscara de forma contínua, mesmo havendo a contaminação por algum descuido, elas têm um quadro mais leve da doença.

Caso a hipótese seja confirmada, o uso da máscara pode ser uma forma de “variolação”, separação que gera imunidade, diminuindo a disseminação do novo Coronavírus. Técnica utilizada há séculos, a variolação consiste em introduzir secreções de pessoas infectadas pela varíola em pessoas saudáveis.


Uso da máscara de proteção
• Use a máscara sempre que sair de casa;
• Ao sair, leve uma máscara reserva para realizar a troca a cada 2 horas de uso;
• Leve uma sacola para guardar a máscara, caso seja preciso trocar;
• Evite tocar ou ajustar a máscara, enquanto estiver usando;
• Use a máscara quando estiver tossindo e espirrando, assim você evita transmitir o vírus para outras pessoas;
• Faça uso da máscara caso esteja cuidando de uma pessoa com doenças respiratórias;
• Além de usar a máscara, realize a limpeza frequente de suas mãos com água e sabão ou higienize com álcool em gel 70%;
• Após usar a máscara, descarte-a em local adequado e lave bem as mãos;
• Utilize a máscara do tipo cirúrgico ou de pano (com pelo menos duas camadas de pano, como algodão, tricoline ou TNT). A máscara N95 é de uso dos profissionais de saúde;
• E lembre-se: a máscara é de uso individual e deve cobrir totalmente o nariz e a boca, ficando bem ajustada ao rosto.
Twitter: @Leitura_M

Twitter: @Leitura_M

Tecnologia do Blogger.