Destaques
SEJA NOSSO APOIADOR, CONTRIBUA COM O NOSSO TRABALHO.
recent

Cheia provoca terremoto em barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no município de Assú; veja

Um terremoto de magnitude preliminar 1.7 mR foi captado pelo Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) nas proximidades da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no município de Assú, neste domingo (24).

Era por volta das 7h34 quando o tremor foi detectado por estações sismográficas pertencentes à Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisado pela equipe do LabSis/UFRN. Segundo o Coordenador do laboratório, professor Aderson Nascimento, "a região do lago já teve sismicidade registrada e analisada nas década de 80 e 90 e no ano de 2012".

Ainda segundo ele, os eventos sísmicos na época estariam associados à variação do nível dos reservatórios. "É um fenômeno denominado sismicidade induzida, observado em várias partes do mundo também no qual a presença do lago (artificial) induz (ou engatilha) eventos sísmicos em falhas geológicas da região", concluiu.

Ainda segundo o Labsis, não há como prever a evolução dessa sismicidade.

De acordo com o Instituto de Gestão das Águas (Igarn), até a última quinta-feira (21) a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves estava com 57,56% do seu volume total, o que representa cerca de 1.3 bilhão de metros cúbicos.


Twitter: @Leitura_M

Twitter: @Leitura_M

Tecnologia do Blogger.