TSE libera ferramenta para consulta de candidaturas/ Serasa oferece até 50% de desconto em renegociação de dívidas/ STF declara inconstitucional a impressão do voto pela urna eletrônica/ Eleitor sem máscara não poderá acessar o local de votação diz TSE/ Anuncie em nosso site e aumente suas vendas, chama no chat e veja como solicitar
Destaques
SEJA NOSSO APOIADOR, CONTRIBUA COM O NOSSO TRABALHO.
recent

Maior chuva de meteoros de 2019, deve acontecer nesta madrugada

Atividade será mais intensa no hemisfério norte, mas poderá ser vista em todo o Brasil.


A maior chuva de meteoros deste ano, chamada de "Geminids" estará mais visível na Terra entre a madrugada de sexta-feira (13) e a madrugada de sábado (14). A projeção é do projeto EXOSS, uma organização sem fins lucrativos, que monitora a atividade de meteoros no Brasil.

A entidade destaca que a Geminids será mais intensa no hemisfério norte, no entanto, será possível ver o fenômeno em todo o Brasil, onde o tempo estiver bom. Contudo, a luminosidade da lua interfere na observação. A dica para quem quiser ver a chuva de meteoros é ir para um lugar bem escuro e aguardar (confira mais orientações abaixo).

O fenômeno está associado ao "objeto misterioso" 3200 Phaethon, que pode ter sofrido uma colisão com outro objeto no passado para produzir o fluxo de partículas pelo qual a Terra passa por dentro, ou então ser um cometa adormecido criando a chuva de meteoros. Esse objeto orbita o sol a cada 1,4 anos.

A chuva de meteoros Geminids é considerada "um dos melhores chuveiros periódicos", que ocorre todos os anos, com meteoros brilhantes que podem ser vistos à noite no céu.

Como observar a chuva de meteoros?

A melhor forma de observar o fenômeno é olhar para o céu durante a madrugada, até o amanhecer.
  • Os meteoros parecem surgir de um mesmo ponto do céu (conhecido como radiante) com curtas ou longas trajetórias;
  • É muito importante conhecer sua posição, de início você precisa direcionar-se ao leste;
  • Elevando seu olhar você encontrará logo acima uma estrela brilhante chamada Sirius, da constelação Cão Maior;
  • Procure as famosas três Marias (da esquerda para direita), Mintaka, Alnilam e Alnitak, da constelação Órion;
  • A partir das três Marias olhe próximo ao horizonte nas estrelas Castor e Pollux da constelação Gêmeos. O radiante está localizando ao lado da estrela Castor.

O projeto EXOSS divulga dicas de como observar chuvas de meteoros neste vídeo:


            
COMPARTILHE:
Twitter: @Leitura_M

Twitter: @Leitura_M

Tecnologia do Blogger.