Destaques
SEJA NOSSO APOIADOR, CONTRIBUA COM O NOSSO TRABALHO.
recent

Capes promove evento neste dia 19 no IFRN Central

O evento contará com a presença dos dois programas de iniciação a docência o PIBID e o Residência Pedagógica. E haverá uma vasta programação durante o dia, contando com apresentações culturais e expositivas. 




O que é a Capes?

Capes é a abreviação de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Essa fundação faz parte do Ministério da Educação (MEC) e é a responsável por incentivar, regrar e dispor sobre os cursos de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado). Ainda, ela também atua na formação de professores da educação básica no Brasil.

De acordo com o que é divulgado pela própria Capes, ente suas principais atividades estão:

1. Avaliação da pós-graduação stricto sensu (o que acontece a cada 4 anos)

Essa avaliação indica como está o padrão acadêmico dos programas de mestrado e doutorado no Brasil. Até hoje esses resultados servem de base para a formulação de políticas públicas para a área de pós-graduação e para a concessão de bolsas de estudo (caso esses programas se mantenham ativos).

2. Acesso e divulgação da produção científica.

A Capes criou um portal de compartilhamento de periódicos que traz a produção realizada pelos pesquisadores cadastrados em seus programas. Essa produção circula livremente por todo o país. 

3. Investimentos na formação de recursos de alto nível no país e exterior.

Por meio de seus programas, até o momento (caso isso não mude por decisão do MEC), a Capes concede bolsas de estudo para estimular a formação de pessoas com alto nível acadêmico, científico e tecnológico, concedendo-lhes os títulos de mestres e doutores em diversas áreas. Os programas podem ser consultados no próprio site da fundação. 

4. Promoção da cooperação científica internacional.

Através de acordos bilaterais com programas de pós-graduação no exterior, a Capes até hoje manteve projetos de pesquisa com instituições de ensino estrangeiras. Sua missão é financiar missões de trabalho, bolsas de estudo e o custeio dessas atividades. 

5. Indução e fomento da formação inicial e continuada de professores para a educação básica nos formatos presencial e a distância.

Esse programa organiza a oferta de cursos de licenciatura presenciais e a distância e incentiva a realização de projetos de estudos e pesquisas no campo da educação básica, para, principalmente, profissionais que já atuam na área.

Assim, pelos motivos acima é muito comum ouvir falar da Capes quando se fala em programas e bolsas de estudo voltadas para Mestrado e Doutorado em diversas Instituições de Ensino Superior espalhadas pelo país e também estrangeiras. Não vai esquecer mais o motivo, hein?
Twitter: @Leitura_M

Twitter: @Leitura_M

Tecnologia do Blogger.